Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ibovespa supera a barreira dos 100 mil pontos pela primeira vez

Marca foi atingida às 14h50 desta segunda. Às 16h11, porém, havia caído e operava na casa dos 99 mil

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, bateu a marca histórica de 100.000 pontos, máxima nominal histórica na tarde desta segunda-feira, 18. O índice marcou 100.037 pontos às 14h50. Houve ligeiro recuo, e por volta das 16h11 operava na casa dos 99.093.

Os ganhos da bolsa são motivados por um maior apetite por ativos de risco no exterior, na expectativa que o Federal Reserve (FED, o banco central americano) mantenha os juros básicos da economia por lá. No cenário nacional, investidores permaneciam no aguardo da tramitação da proposta da reforma da Previdência. Nesta semana também sai a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juros (Selic) no Brasil.

Também no radar estava a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Washington, com os agentes financeiros de olho em um possível acordo de investimento entre Brasil e EUA. Bolsonaro chegou no domingo a Washington para uma visita oficial de três dias, acompanhado do ministro da Economia, Paulo Guedes, entre outras pessoas.

Para o analista da Guide Investimentos Rafael Passos, o movimento do Ibovespa segue o cenário externo, em dia positivo para os mercados emergentes. “Os ativos de risco estão tomando um fôlego e o Ibovespa se beneficia disso. Internamente, o foco ainda se volta para os avanços da reforma da Previdência”, afirmou Passos.

Nesse movimento ascendente de pontos, o papel que lidera a alta é a Ambev, seguido por Petrobras e os frigoríficos brasileiros. O aumento na venda de cerveja faz as ações da Ambev subirem nesta segunda-feira, 18. A alta do petróleo no mercado externo faz a petrolífera brasileira ter alta no valor de seus papéis. E, com a possibilidade de reabertura dos Estados Unidos para a carne brasileira e a crise de peste suína na China abalando o mercado, os frigoríficos brasileiros têm um cenário positivo para crescer.

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League