Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Homem assalta 12 bancos para pagar dívida com o Fisco português

O suspeito, um empresário italiano de 36 anos, usou uma pistola de plástico para conseguir quitar o passivo de 92.000 euros com a Receita Federal do país europeu

Um contribuinte em Portugal comparecerá nesta quinta-feira em um tribunal de Matosinhos, no norte do país, por assaltar 12 bancos com uma pistola de plástico para pagar, com os 92.000 euros obtidos, uma dívida com a Receita Federal.

O suspeito, Pietro Riccio, é um empresário italiano, de 36 anos, que mora perto do Porto, onde é dono de várias pizzarias. No início de 2015, os negócios começaram a ir mal, e as dívidas se acumularam, segundo o Jornal de Notícias, principal veículo da região.

Para pagar as pendências, ele decidiu assaltar os bancos do norte e do centro do país, com a ajuda de um chaveiro, também italiano, entre fevereiro e setembro de 2015.

O principal suspeito usou os roubos para quitar quase toda sua dívida com o Estado português – com a Receita, com a Previdência Social e pelo menos 17.000 euros em multas por não pagar pedágios nas estradas.

A cada assalto, Pietro e seu cúmplice usavam o veículo do próprio empresário. De peruca e máscara, erguiam a arma falsa e esvaziavam o caixa.

A polícia acabou chegando aos criminosos, que imediatamente confessaram seus crimes. O advogado do empresário italiano disse que seu cliente apresentará à Justiça todos os recibos dos pagamentos feitos ao Estado português.

Leia mais:

BC tem nove bancos sob ‘acompanhamento especial’, mostra documento

Ata do Fed indica que alta de juros nos EUA pode acontecer em junho

(Com Agência France-Presse)

Member of The Internet Defense League