Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gustavo do Vale deve assumir BB, Gilberto Occhi, a Caixa, e Pedro Parente, a Petrobras

Segundo a agência 'Reuters', nomes já têm consenso e só não serão anunciados se ocorrer uma mudança de planos de última hora

Gustavo do Vale, Gilberto Occhi e Pedro Parente devem assumir as presidências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras, respectivamente, como parte do time do ministro da Fazenda Henrique Meirelles. A informação foi transmitida à agência Reuters nesta terça-feira por uma fonte com conhecimento sobre o assunto. Os nomes já têm consenso e só não serão anunciados se ocorrer uma mudança de planos de última hora, acrescentou a fonte.

Meirelles anunciou na manhã desta terça a indicação de Ilan Goldfajn para presidir o Banco Central e sua equipe no ministério, entre eles Carlos Hamilton Araújo, que assumiu a secretaria de Política Econômica, e Mansueto Almeida, novo secretário de Acompanhamento Econômico. O ministro não anunciou, no entanto, os nomes dos novos comandantes dos bancos públicos, como era amplamente esperado, afirmando que essa seria a “próxima rodada” dos anúncios.

Funcionário de carreira da Caixa, Occhi foi superintendente regional e vice-presidente de governo no banco. É tido dentro do banco estatal como um técnico de reconhecida competência.

Em 2014, ele assumiu o comando do Ministério das Cidades, ainda no primeiro mandato da hoje afastada presidente Dilma Rousseff. No ano seguinte, tornou-se ministro da Integração Nacional, cargo ao qual renunciou em abril, após seu partido, o PP, anunciar o desembarque da base aliada do governo, poucos dias antes da votação sobre o impeachment na Câmara dos Deputados.

Gustavo do Vale é funcionário de carreira do BC e chegou a ser vice-presidente de Tecnologia e Infraestrutura do BB, em 2001. Dois anos depois, voltou para o BC como diretor de Liquidações e Controle de Operações do Crédito Rural, onde ficou até fevereiro de 2011. Nesse período, trabalhou com o então presidente da instituição, Henrique Meirelles, hoje ministro da Fazenda. Logo em seguida, Vale assumiu a presidência da Infraero, estatal que administra aeroportos no país e que está sendo preparada para abrir o capital e listar ações na bolsa.

Já Parente é ex-ministro da Casa Civil do governo de Fernando Henrique Cardoso. Ele está no exterior em viagem e a decisão será oficializada quando ele retornar ao Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Meirelles anuncia Ilan Goldfajn como novo presidente do Banco Central

Ilan Goldfajn assume o BC sob apostas de que ciclo de corte de juros se aproxima

Mansueto: carga tributária ‘é menor do que se pensava’, mas pior do que deveria

Tombini elogia indicação de Ilan Goldfajn para o BC

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League