Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gasto de brasileiros no exterior é o menor para fevereiro desde 2009

Recessão econômica e dólar mais caro segue freando gastos dos brasileiros lá fora. No mês passado, foram deixados US$ 841 milhões, diz BC

Os gastos de brasileiros no exterior somaram 841 milhões de dólares em fevereiro deste ano, o que representa uma queda de 43,5% frente aos 1,49 bilhão de dólares vistos no mesmo mês do ano passado, informou o Banco Central (BC) nesta quarta-feira. Segundo a instituição, também foi o menor valor para meses de fevereiro, desde 2009, quando foram desembolsados lá fora 553 milhões de dólares.

A queda é reflexo do cenário de recessão econômica e também da alta do dólar vista desde meados do ano passado. A crise econômica aumenta o desemprego e diminui a renda das famílias. Já a moeda americana mais alta encarece passagens e hotéis.

Apesar da queda recente da moeda americana, em um ano a divisa avança cerca de 16%.

No mês passado, a diferença entre o que os brasileiros gastaram lá fora e o que os estrangeiros desembolsaram no Brasil deixou um saldo negativo de 242 milhões de dólares. O ritmo vem diminuindo a cada levantamento feito pelo Banco Central já que em igual mês de 2015, o déficit nessa conta era de 969 milhões de dólares.

Leia mais:

Setor externo tem déficit de US$ 1,9 bilhão em fevereiro

Desigualdade sobe pela primeira vez no Brasil desde 2001

(Da redação)

Member of The Internet Defense League