Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FMI adverte que recuperação global ainda é lenta e frágil

Segundo a diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde, 'a boa notícia é que a recuperação continua e não estamos em crise'

A recuperação global da economia ainda é muito lenta e frágil, segundo a diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, em declaração nesta terça-feira. Esse quadro deve-se principalmente aos riscos de desaceleração na China e ao frágil crescimento nos países em desenvolvimento.

“A boa notícia é que a recuperação continua, temos crescimento, não estamos em crise”, disse Lagarde em um discurso em Frankfurt. “As notícias não tão boas são que a recuperação continua sendo muito lenta, muito frágil e que estão aumentando os riscos de que não dure.”

Na próxima semana, o FMI e o Banco Mundial publicarão as previsões atualizadas de crescimento mundial. O Fundo já indicou que deve reduzir a previsão atual de 3,4%.

“Perdemos o ímpeto no crescimento”, disse Lagarde. “No conjunto, a perspectiva global continuou perdendo força nos últimos seis meses, agravada pela relativa desaceleração da China, os preços menores das matérias-primas e a perspectiva de tensões financeiras em muitos países.”

Segundo ela, os mercados emergentes haviam estimulado em grande medida a recuperação, e as expectativas eram que as economias avançadas assumiriam o espaço do crescimento, mas isso não aconteceu. Lagarde afirmou ainda que há outros riscos de escala global, como a possibilidade de atentados, epidemias e os conflitos que levam milhares de pessoas a abandonar seus países.

Leia também:

Fundos que investem no exterior ganham mais do que com produtos nacionais

Real teve a segunda maior valorização global no trimestre

(Com AFP)

Member of The Internet Defense League