Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fed mantém juros ao reconhecer riscos globais

Banco central americano disse que os eventos econômicos e financeiros internacionais ainda representam riscos para a economia dos EUA

O Federal Reserve (Fed) manteve nesta quarta-feira a taxa de juros básica do país no intervalo entre 0,25% e 0,75%. O banco central americano tomou a decisão apontando explicitamente que as dúvidas sobre as perspectivas globais representam “riscos” para a economia do país.

“Os eventos econômicos e financeiros globais continuam representando riscos para os EUA”, disse o Fed, em comunicado. O BC americano disse ainda que agora espera elevar os juros duas vezes ao longo deste ano, em vez de quatro, como previu no final de 2015.

A votação após a reunião de dois dias do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), que dirige a política monetária dos EUA, terminou com nove votos a favor e um contra, o de Esther George, do Federal Reserve de Kansas City. Ela defendeu uma alta dos juros de 0,25 ponto porcentual.

Também nesta quarta-feira, o Fed rebaixou sua previsão de crescimento para a economia dos EUA em 2016 de 2,4% para 2,2% e manteve a projeção para o desemprego em 4,7%. Além disso, o Fed reduziu a previsão de inflação para 1,2% – a previsão anterior, de dezembro, era de 1,6%.

Leia também:

O mercado detestou a notícia: dólar dispara e Bolsa cai com entrada de Lula no governo

Proposta de uso das reservas internacionais divide governo

(Com agência EFE)

Member of The Internet Defense League