Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em dia de anúncio de prejuízo recorde da Vale, Bovespa recua 0,5%

Perda de 44 bilhões da mineradora em 2015 puxou forte queda de seus papéis, mas recuou da bolsa foi atenuado pelo cenário externo positivo

A Bovespa fechou nesta quinta-feira com o seu principal índice em queda pelo terceiro pregão seguido, em sessão com noticiário corporativo volumoso, mas com as perdas atenuadas diante da melhora no cenário externo. De acordo com dados preliminares, o Ibovespa caiu 0,53%, a 41.862 pontos. O volume financeiro somava 4,4 bilhões de reais.

Um dos destaques negativos da sessão foi a Vale, que reportou perda de 44 bilhões de reais em 2015. Esse foi o maior prejuízo de uma companhia aberta brasileira em 30 anos, segundo a consultoria Economatica.

Com o anúncio, as ações preferenciais (sem direito a voto) caíram 5,47%, para 8,15 reais, e as ordinárias, 4,78%, para 11,02 reais.

No mercado de câmbio, depois de passar boa parte do dia em baixa, o dólar reverteu a trajetória no fim da sessão e fechou em alta de 0,15%, a 3,96 reais. Operadores creditaram a virada ao que chama de ajuste técnico, motivado por uma percepção, não exatamente comprovada, de que havia um fluxo de saída de dólares do país. Isso desencadeou ordens de compra da moeda.

Leia mais:

Vale tem prejuízo de R$ 44 bilhões em 2015

Prejuízo da Vale é o maior registrado por uma companhia aberta em 30 anos

(Da redação)

Member of The Internet Defense League