Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dona da Claro fecha acordo para compra da Nextel

Pelo negócio, a mexicana América Móvil vai desembolsar cerca de 3,4 bilhões de reais; venda depende da aprovação do Cade e da Anatel

A empresa mexicana America Móvil, dona da Claro no Brasil, anunciou nesta segunda-feira, 18, um acordo para a compra da Nextel, quinta maior operadora do país em número de linhas ativas.

A transação envolve a compra de 70% das operações pertencentes à NII e outros 30% da AI Brazil Holdings, totalizando 905 milhões de dólares (aproximadamente 3,4 bilhões de reais) — menos dívida líquida. Assim, a America Móvil passa a ser a única controladora da Nextel Brasil. O valor estaria ainda sujeito a modificações no fechamento da operação.

Em nota, a América Móvil afirmou que “a Claro vai consolidar sua posição como uma das principais prestadoras do serviço de telecomunicação no Brasil”,  fortalecendo o número de assinantes, a cobertura e a qualidade de seu serviço, “especialmente em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, os principais mercados do país”.

Já Dan Freiman, diretor financeiro da NII, disse que a transação “marca o ápice de um processo plurianual na busca de um caminho estratégico para a Nextel Brasil, e dá a melhor oportunidade para monetizar os ativos operacionais remanescentes da NII”.

A operação depende ainda da aprovação de órgãos reguladores como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Nextel Brasil é a quinta maior operadora do país em número de linhas ativas, com cerca de 3,3 milhões, segundo dados da Anatel, de dezembro de 2018. Já a Claro ocupa o segundo lugar, com 56,4 milhões.

Member of The Internet Defense League