Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dólar sobe mais de 3% sob ‘efeito Lula’

Cotação da moeda americana chega a 3,76 reais sob as notícias de que o ex-presidente pode assumir um ministério no governo Dilma Rousseff

O dólar fechou em alta de 3,03% nesta terça-feira sob o impacto das notícias de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode integrar o ministério do atual governo. Com um salto de 10 centavos de dólar, a moeda americana fechou cotada a 3,76 reais. Na máxima do dia, a cotação bateu em 3,78 reais.

A entrada de Lula no governo poderia postergar ou reduzir as chances de eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff, na visão dos operadores. Uma mudança no governo tem sido encarada no mercado financeiro como o caminho mais rápido para uma guinada na economia, que, em recessão, registra aumento do desemprego e da inflação.

O dólar já abriu o dia em forte alta. Os rumores de que o ex-presidente Lula poderia assumir um ministério começaram a ganhar corpo no fim da segunda-feira e foram responsáveis pela valorização ininterrupta da moeda americana desde então.

Só nesta semana, o dólar acumula alta de 4,79%. O desempenho contrasta com o acumulado neste mês até a última sexta-feira. Nesse intervalo, a queda do dólar foi de 10,30%.

Leia também:

PIB encolheu 4,1% até janeiro, diz FGV

Desemprego já atinge 9 milhões de trabalhadores, diz IBGE

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League