Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dólar fecha em R$ 3,44, seu menor valor em nove meses

Moeda americana recuou 1,6%, acompanhando cenário externo; no mercado de ações, Bovespa encerrou a sexta-feira em queda, puxada pela baixa do petróleo

O dólar caiu 1,64% nesta sexta-feira e fechou a 3,44 reais, acompanhando o cenário externo, apesar das atuações mais intensas do Banco Central no mercado de câmbio. A cotação de fechamento desta sexta é a mais baixa desde 31 de julho, quando encerrou a 3,42 reais. Na semana, a divisa acumulou queda de 3,65%.

No exterior, o dólar também perdeu força ainda na esteira de dados dos Estados Unidos que mostraram números mais fracos do crescimento econômico e depois de o Federal Reserve, banco central americano, mostrar cautela na alta de juros. O dólar também caiu em relação ao iene, com os investidores apostando que o banco central do Japão não anuncie novas medidas de estímulo à economia. Além disso, perdeu em relação a moedas de países como o México.

Com a queda acentuada no dólar, o BC brasileiro voltou a dar as caras, depois de ficar quatro sessões quieto. Neste pregão, o BC realizou quatro leilões de swaps cambiais reversos, equivalente à negociação futura de dólares, vendendo 32.600 contratos, a 1,63 bilhão de dólares.

“O BC não foi suficiente para conter a queda com o cenário externo favorável”, disse o operador de câmbio da corretora Correparti, Jefferson Luiz Rugik.

Desde a semana passada, a autoridade monetária já havia desacelerado o ritmo, fazendo menos intervenções do que no período anterior, que antecedeu a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. A decisão sobre o impeachment está agora no Senado.

Operadores entenderam que 3,50 reais era um piso para a autoridade monetária. “O mercado estava até respeitando o limite de 3,50 reais. Agora que passou, pode ser teste o piso de 3,40 reais”, disse o gerente de câmbio da corretora Treviso, Reginaldo Galhardo

Leia mais:

Barbosa: baixa nos juros no segundo semestre ‘já está contratada’

Meirelles: desafio número um é recuperar a confiança

Bovespa – O principal índice da Bovespa fechou em queda nesta sexta-feira, alinhando-se ao recuo em Wall Street e ao enfraquecimento do petróleo. O Ibovespa caiu 0,74%, a 53.910 pontos. O volume financeiro somou 9 bilhões de reais.

Apesar do recuo na sessão, o Ibovespa acumulou alta de 1,9% na semana e ganho de 7,7% em abril. Os avanços refletem as perspectivas políticas e o avanço dos preços das commodities – especialmente do petróleo – no período.

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League