Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dólar abre em queda com anúncio da nova equipe econômica

Ilan Goldfajn foi anunciado como novo presidente do Banco Central pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

O dólar abriu o dia em queda moderada nesta terça-feira, reagindo à confirmação de Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central e de outros nomes da equipe econômica do governo provisório de Michel Temer. Às 13:40, o dólar recuava 0,23%, a 3,4961 reais na venda, após cair 0,62% na mínima, a 3,4825 reais, e subir 0,72%, a 3,5295 reais, na máxima.

“O petróleo voltou a subir forte, acima de 1%, enfraquecendo o dólar ante as (moedas) emergentes, após os dados bons da economia americana que valorizaram a moeda dos Estados Unidos mais cedo”, disse o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Correa. A commodity nos EUA atingiu a máxima em sete meses nesta sessão, em meio a expectativas de estoques menores nos EUA e após incêndios florestais voltarem a ameaçar fornecedores canadenses.

O movimento da moeda também era favorecido pela ausência de leilão de swap reverso e à expectativa de que Ilan dê continuidade à política cambial adotada pelo atual presidente, Alexandre Tombini, que prevê ofertas de swap cambial reverso (modalidade de negociação de dólares no mercado futuro) a fim de atenuar o viés de valorização do real e em defesa do patamar de 3,50 reais para o dólar, disse nesta terça Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti.

Meirelles disse que a Secretaria de Política Econômica ficará sob o comando de Carlos Hamilton, ex-diretor do BC. O economista do Ipea Mansueto Almeida será secretário de Acompanhamento Econômico e Marcelo Caetano será secretário de Previdência. Segundo Meirelles, Caetano vai se dedicar às contas da Previdência com Mansueto e Hamilton.

Permanecem nos cargos o secretário do Tesouro Nacional, Otavio Ladeira, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Já o anúncio dos presidentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil ficará para outra data.

Leia também:

Meirelles vincula recuperação econômica ao afastamento definitivo de Dilma

Mansueto: carga tributária ‘é menor do que se pensava’, mas pior do que deveria

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League