Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Odontologia, um mercado que está em expansão

Antigamente as visitas ao dentista eram baseadas na dor, quando o paciente estava com dor de dente era a hora de procurar o dentista. O cenário vem mudando nas últimas décadas, uma vez que a estética, especialmente no Brasil, está ganhando cada vez mais espaço. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o país está em quarto lugar no mundo em procedimentos odontológicos realizados por ano.

Esse mercado que vem crescendo movimenta R$ 38 bilhões por ano, segundo os dados do CFO. Na prática, as clínicas odontológicas também têm percebido esse aumento. Dr. Leandro Gianichini, dentista e proprietário da Clínica Dental Center, afirma que com as novas tecnologias utilizadas na odontologia é possível se ter resultados mais rápidos e com procedimentos indolores, isso aproximou os pacientes do dentista. “O fato das pessoas estarem com menos medo do dentista e se preocuparem mais com a estética tem aumentado a procura pelos procedimentos. Nos últimos três anos o crescimento da clínica foi de quase 30%”, afirma Leandro.

Estudos da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo) demonstram a valorização do setor, apontando que nove a cada dez brasileiros dizem ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Outro dado que chama atenção é o da pesquisa Nacional de Saúde, mostrando que 74% dos atendimentos odontológicos são feitos na rede particular. Abrindo uma brecha de mercado grande para as clínicas odontológicas e franquias.

Não só o crescimento do mercado é positivo, como também a lucratividade. A média de lucratividade em franquia de clínicas odontológicas é em torno de 25%. Projetando um mercado em expansão, onde o faturamento vem aumentando, e as novas tecnologias auxiliando na agilidade dos procedimentos clínicos, o lucro ainda poderá ser maior em alguns casos. O Dr. Leandro Gianichini ressalta que a lucratividade de suas clínicas hoje é em torno de 40%. “Conseguimos uma lucratividade acima da média, quando aumentamos a quantidade de clínicas e utilizando tecnologias de ponta que diminuem o tempo de cadeira do paciente. Assim, podemos atender mais, sem perder qualidade em atendimento. Outro ponto que apostamos muito foi na gestão, trabalhar de forma integrada com a equipe, com uma organização que permita menos retrabalhos e agendas mais otimizadas”. Atualmente, a Dental Center possui três unidades: Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Website: http://www.clinicadentalcenter.com.br