Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Demanda do consumidor por crédito cai 0,4% em março, diz Serasa

Principais fatores que impedem resultado favorável do indicador são o aumento do desemprego, os juros elevados e a confiança do consumidor abalada

A procura do consumidor por financiamento recuou 0,4% em março sobre o mesmo mês do ano passado, sétima queda nos últimos oito resultados, informou nesta segunda-feira a empresa de consultoria Serasa Experian.

Aumento do desemprego, juros elevados e confiança do consumidor abalada continuam impedindo um resultado mais favorável na demanda por empréstimos no país, disseram economistas da Serasa em comunicado.

Na comparação com fevereiro houve avanço de 8,4% na demanda por conta do efeito calendário, uma vez que o carnaval reduziu a procura por crédito no mês anterior, segundo a empresa.

Considerando os três primeiros meses do ano, houve avanço de 1% na demanda por crédito sobre o primeiro trimestre do último ano. O resultado representa uma desaceleração ante a alta de 5,9% registrada no primeiro trimestre do ano passado.

Apenas em março, a queda na demanda concentrou-se na baixa renda, segmento de pessoas que ganham até 500 reais mensais, com recuo de 5% na procura. Aqueles que recebem entre 500 e mil reais por mês tiveram baixa de 1,3% na procura por crédito.

Leia também:

Para empresários, mudança na Presidência pode dar novo fôlego ao país

Dólar anula queda e sobe 2% com ação do BC e realização de lucros após impeachment

(Com agência Reuters)

Member of The Internet Defense League