Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comparado ao Facebook, Snapchat já é avaliado em US$ 20 bi

Caso o valor de mercado se confirme em nova captação de recursos, empresa pode se transformar em uma das cinco de capital fechado mais valiosas do mundo

O Snapchat está em busca de um novo financiamento que, de acordo com dados da consultoria VC Experts, pode impulsionar seu valor de mercado para mais de 20 bilhões de dólares. De acordo com pessoas próximas à empresa, os investimentos podem chegar a 200 milhões de dólares, já que em 13 de maio a companhia autorizou a emissão de 7,5 milhões de novas ações.

Essa captação de fundos é uma extensão da rodada de financiamentos de março, quando a empresa levantou 175 milhões de dólares com a ajuda da Fidelity Investments. Na última terça-feira, a Fidelity avaliou a empresa em 16 bilhões de dólares. O montante é um salto em relação aos 3 bilhões de dólares oferecidos pelo Facebook em 2013 para comprar a empresa.

Com os recursos adicionais, o valor de mercado do Snapchat pode chegar a 22,7 bilhões de dólares, de acordo com VC Experts. Esse resultado final considera as ações a 30,72 dólares.

De acordo com Robert Peck, analista da SunTrust, a avaliação não é exagerada. “O Snapchat está seguindo a trajetória do Facebook”, disse à CNN Money, acrescentando que, ao olhar para terceiro e quarto anos de ambas as companhias, o Snapchat acompanha de perto valorização do Facebook e até excede as suas projeções de receitas.

Leia também:

GM vai contratar – isso mesmo – 200 pessoas em São José dos Campos

Contas externas têm primeiro superávit desde 2009, diz BC

Caso a valorização se concretize, o Snapchat se tornaria uma das cinco empresas de capital fechado mais valiosas do mundo, de acordo com dados da CB Insights. A empresa de software americana Palantir e a Didi Kuaidi, concorrente chinesa do Uber, estão avaliadas em 20 bilhões de dólares, enquanto o próprio Uber, a Xiaomi e a Airbnb estão avaliadas em 62,5 bilhões de dólares, 46 bilhões de dólares e 25,5 bilhões de dólares, respectivamente.

Estudo divulgado em reportagem da revista Variety mostra que, entre o público de 13 a 24 anos, 63% usam o Snapchat como sua fonte primária de comunicação. Hoje, a empresa tem cerca de 150 milhões de usuários diários.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League