Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cenário político deverá ditar os humores do mercado na próxima semana

Investidores estarão atentos também para os comentários do Banco Central na ata de sua última reunião. No sábado e no domingo, o Lollapalooza leva grandes nomes da música ao Autódromo de Interlagos

Como na sexta-feira passada, os humores dos investidores deverão oscilar, na próxima semana, ao sabor do noticiário político. Na agenda econômica, uma das divulgações mais importantes será a ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), do Banco Central. O documento dará pistas sobre a trajetória da taxa básica de juros, a Selic.

No final de semana, a quinta edição do Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, traz grandes nomes do pop e da música indie internacional, como Florence + The Machine, Munford & Sons, além dos sucessos Eminem e a parceria de DJs Jack Ü.

Veja mais detalhes:

Segunda-feira (7)

Internacional: A China, gigante da exportação e o principal parceiro comercial do Brasil, divulga seu desempenho nos setores no mês de fevereiro. Assim como no mês anterior, é esperada retração dos indicadores.

Terça- feira (8)

Europa: A Eurostat divulga o PIB de 2015 dos 19 países que fazem parte da zona do euro e dos 28 que compõem a União Europeia. No último ano, o crescimento foi de 0,9% e 1,4%, respectivamente.

Brasília: Também está prevista mais uma tentativa de votação na Câmara dos Deputados do polêmico projeto de decreto legislativo (PDC) 315/16, que elimina o indexador do cálculo da dívida de Estados e municípios.

Quarta feira (9)

Economia: O IBGE divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação do país, para o mês de fevereiro. No primeiro mês do ano, o IPCA avançou 1,27% — maior taxa para o mês de janeiro desde 2003.

Quinta feira (10)

Economia: O Banco Central divulga a ata com os prognósticos que deram base à sua última reunião para definir a taxa de juros.

Varejo: O IBGE divulga o desempenho das vendas no varejo no ano de 2015, um dos indicadores que melhor representa a atividade econômica do país a partir dos gastos dos consumidores. No ano passado, o índice mostrou o pior desempenho dos últimos 11 anos, com alta de 2,2% — 2,1% a menos do que no ano anterior.

Esporte: É também o dia de abertura do Circuito Mundial de Surfe (WTC) no arquipélago de Snapper Rock, na Austrália. Nos dois últimos anos, o Brasil levou a melhor no campeonato e trouxe dois títulos de campeão para casa: Gabriel Medina (2014) e Adriano de Souza, o Mineirinho (2015). Este ano, oito atletas brasileiros lutam novamente pelo troféu.

Sexta-feira (11)

Teatro: Estreia no Teatro Fecomercio (SP) o musical que conta a história dos Mamonas Assassinas, banda brasileira que foi sucesso nos anos 90, dona dos hits Robocop Gay, Brasília Amarela e Pelados em Santos. Há 20 anos os integrantes da banda morreram em um acidente de avião. Além da homenagem nos palcos, a história do grupo também será contada na televisão em uma série produzida pela Record.

Sábado e domingo (12 e 13)

Música: A quinta edição do festival Lollapalooza no Brasil traz 54 atrações nacionais e internacionais em dois dias de shows.

Member of The Internet Defense League