Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa sobe mais de 5% em fevereiro e tem seu melhor mês desde abril

Nesta segunda, forte avanço da Petrobras deu o tom dos negócios, e Ibovespa fechou em alta de 2,8%

O Ibovespa avançou quase 3% nesta segunda-feira, guiado principalmente pelo avanço das ações da Petrobras, o que fez a bolsa paulista a fechar fevereiro com seu melhor resultado mensal desde abril de 2015. De acordo com dados preliminares, o principal indicador da bolsa brasileira subiu 2,82%, a 42.765 pontos. O volume financeiro somava 5,8 bilhões de reais.

No mês, o índice de referência do mercado acionário brasileiro avançou 5,84%, maior alta mensal desde abril de 2015 e primeiro mês positivo desde outubro, também conforme informações pré-ajuste.

As ações ordinárias (com direito a voto) da Petrobras subiram 7,11%, a 7,35 reais, e as preferenciais, 5,13%, a 5,14 reais. A valorização ocorreu na esteira do acordo da estatal com o China Development Bank (CDB) para um financiamento de 10 bilhões de dólares. Os papéis também se beneficiaram com o avanço dos preços do petróleo.

Dólar – No mercado de câmbio, o dia foi de fortes oscilações da cotação do dólar. Durante a manhã, a moeda americana chegou a cair mais de 1%, mas ajustes técnicos de fim de mês alteraram a trajetória e fizeram a cotação ter leve alta, de 0,15%, a 4 reais. No mês, em contrapartida, o dólar interrompeu uma sequência de três meses de alta e acumulou queda de 0,52%.

Leia mais:

Mercado piora previsão para PIB, mas espera inflação menor em 2016

(Da redação)

Member of The Internet Defense League