Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa sobe 3% e reverte perda acumulada no ano

Bolsa brasileira superou os 44 mil pontos pela primeira vez desde dezembro diante do quadro favorável no mercado externo

O principal índice da Bovespa fechou em alta de mais de 3% nesta terça-feira, reverteu as perdas em 2016 e superou os 44 mil pontos pela primeira vez desde dezembro diante do quadro favorável no mercado externo.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa subiu 3,10%, a 44.121 pontos – maior patamar desde dezembro do ano passado. O volume financeiro somava 6,8 bilhões de reais. Com o desempenho no primeiro pregão de março, o índice de referência do mercado acionário brasileiro passou a acumular alta de 1,78% este ano, também conforme informações pré-ajuste.

“Começamos o dia com expectativas positivas sobre a economia chinesa e estamos vendo também uma recuperação da bolsa brasileira após quatro dias seguidos de queda”, afirmou o gerente de mesa Bovespa da H.Commcor, Ari Santos.

Sobre a China, o mercado espera novos estímulos à atividade econômica, após novos indicadores fracos. “Acredito que não será somente o banco central chinês que anunciará novos estímulos monetários, mas o japonês e até o americano. Isso anima as commodities, como petróleo e minério, que mexem com as ações de Petrobras, Vale e siderúrgicas”, declarou o economista-chefe e gestor de investimentos da INVX Capital Asset, Eduardo Velho.

As ações preferenciais da Petrobras encerraram o dia em alta de 3,31% e as ordinárias avançaram 2,99%. Já as preferenciais da Vale subiram 7,94% e as ordinárias, 8,47%.

Leia mais:

Dólar termina abaixo de R$ 3,95 pela primeira vez em três semanas e já acumula baixas em 2016

Venda de veículos cai 21% em fevereiro, diz Fenabrave

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League