Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa cai 1,3% e dólar dispara após anulação do impeachment

Mercado reagiu com mau humor à decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA)

A bolsa acelerou perdas nesta segunda-feira, com o Ibovespa chegando a cair mais de 3%, após notícias de que o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), anulou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Às 16h20, o Ibovespa caia 1%, a 50.642 pontos.

No mercado de câmbio, o dólar chegou a saltar mais de 3%, a 3,62 reais, por volta das 12h20. Mais tarde, às 16h20, no entanto, a alta era de menor, de 0,53%, aos 3,52 reais. “Dólar sobe com a notícia que o presidente interino da câmara, Waldir Maranhão, atende o pedido da AGU e suspende o processo de impeachment”, escreveram operadores a corretora Correparti em nota a clientes.

Mais cedo, o dólar avançava em relação a moedas de outros países emergentes após dados da China mostrarem que a exportações e importações do país caíram mais do que o esperado em abril, ressaltando a demanda fraca internamente e no exterior.

Maranhão suspendeu a sessão de votação do processo de impeachment contra a presidente Dilma na Casa citando “vícios” que a tornaram nula, e convocou nova sessão para votar o pedido de impedimento. O deputado disse ainda que já solicitou ao Senado que devolva o processo à Câmara e que a nova votação será realizada na prazo de cinco sessões após a devolução do processo pelo Senado.

Diante da surpresa, o mercado aguardava os próximos passos. Está marcada para esta quarta-feira a votação pelo Senado do afastamento temporário de Dilma e, caso seja aprovado, ela seria afastada do cargo por até 180 dias e o vice Michel Temer assumiria a Presidência interinamente. Temer já indicou o ex-presidente do BC Henrique Meirelles como seu ministro da Fazenda, o que tem agradado o mercado.

Leia mais:

Presidente interino da Câmara anula sessão que aceitou impeachment

‘Esqueletos’ do governo Dilma podem ultrapassar R$ 250 bilhões

(Da redação)

Member of The Internet Defense League