Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa acompanha bolsas dos EUA e recua 1,68%

Dividido entre o noticiário político e o corporativo, Ibovespa fechou em seu menor patamar em mais de três semanas

A Bovespa fechou em queda nesta quinta-feira, com seu principal índice, o Ibovespa, em seu menor nível em mais de três semanas. O recuo do indicador foi de 1,68%, para 51.671 pontos.

A fraqueza em Wall Street e ruídos políticos dividiram as atenções dos investidores com o noticiário corporativo. Na máxima do dia, o Ibovespa chegou a subir quase 1%. O volume financeiro somou 5,8 bilhões de reais.

Os papéis de Vale e CSN apareceram entre os de variação mais expressiva nesta quinta. As ações preferenciais da Vale caíram 4,05%, sucumbindo à nova queda do preço do minério de ferro na China e a incertezas relacionadas a indenizações ao rompimento de barragem da Samarco em Minas Gerais. A Vale é uma das controladoras da empresa. A CSN, por sua vez, caiu 6,37%, capitaneando as perdas de siderúrgicas no Ibovespa.

Depois de alguns pregões à margem, o noticiário político voltou a afetar a bolsa paulista. A suspensão do mandato de deputado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em decisão liminar do ministro Teori Zavascki confirmada posteriormente pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), trouxe alguma apreensão sobre a evolução do processo de impeachment e eventuais dificuldades em um aguardado governo do vice-presidente Michel Temer.

“O mercado já colocou no preço o impeachment da presidente Dilma Rousseff e qualquer ruído no curso do processo serve como argumento para alguma correção”, disse o operador de renda variável de uma corretora estrangeira em São Paulo.

No exterior, o petróleo sustentou os ganhos durante o dia, mas terminou longe das máximas, o que ajudou a debilitar os pregões em Nova York. As bolsas americanas também foram pressionadas por ações de produtos de consumo não-essenciais, um dia antes da divulgação dos dados sobre o mercado de trabalho americano.

Dólar – No mercado de câmbio, o dólar fechou estável, cotado a 3,54 reais.

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League