Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsas asiáticas despencam e chegam ao sexto dia seguido de perdas

Receio com a saúde dos bancos europeus adicionou pessimismo aos mercados, já afetados pelas baixas do petróleo; Bolsa de Tóquio caiu 11% na semana

As bolsas asiáticas despencaram nesta sexta-feira, acumulado seu sexto dia consecutivo de perdas. Preocupações sobre a saúde dos bancos europeus, uma ameaça à economia global, adicionou pessimismo ao mercado, já afetado pela desvalorização do petróleo e a desaceleração da China e outros mercados emergentes.

O índice Nikkei, o principal da Bolsa de Tóquio, recuou 4,8% e se aproximou de seu menor nível em quinze meses. Com o novo recuo, o indicador acumulou perdas de quase 11% na semana.

“Fomos atingidos por uma sequência de notícias ruins desde que o ano começou”, disse o gestor de portfólio do East Capital Asia Francois Perrin. “Creio que os mercados vão continuar incertos no curto prazo até que as ações bancárias globais se estabilizem.”

Outras bolsas importantes tiveram perdas expressivas, embora não tão fortes quanto a de Tóquio. Em Hong Cong, o índice Hang Seng caiu 1,22%. O indicador Kospi, referência da Bolsa de Seul, fechou em baixa de 1,41%. A Bolsa de Xangai não abriu para negócios.

Leia mais:

Economia da zona do euro cresce 1,5% em 2015

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League