Clique e assine com 88% de desconto

BM&FBovespa fecha acordo para fusão com a Cetip

Fusão criará uma companhia de mais de R$ 40 bilhões em valor de mercado e que unirá o mercado de renda fixa e variável no Brasil

Por Da Redação - 8 abr 2016, 21h14

A BM&FBovespa e a Cetip confirmaram nesta sexta-feira, que unirão suas atividades após meses de negociação. A fusão das companhias, que agora depende da aprovação dos acionistas e do aval dos órgãos reguladores, criará uma companhia de mais de 40 bilhões de reais em valor de mercado e que reunirá o mercado de renda fixa e variável no Brasil.

Pela proposta, os acionistas da Cetip vão receber 0,8991 ação ordinária da BM&FBovespa mais 30,75 reais à vista por cada ação da Cetip. Desta forma, os acionistas da Cetip passarão a deter 11,8% da BM&FBovespa. A Cetip é uma companhia de capital aberto que funciona como integradora do mercado financeiro, com serviços que incluem a liquidação de ativos e títulos.

A transação ocorre em um momento de grande incerteza e volatilidade do mercado brasileiro, tendo em vista o atual cenário político econômico. Juntas, a tendência é que as empresas ganhem força para atravessar o atual panorama, que paralisou, por exemplo, o mercado de capitais.

Para analistas de mercado, a união das companhias é apontada como benéfica no sentido de consolidar o setor e de fortalecer a estrutura de mercado no Brasil.

Continua após a publicidade

Agora é esperado que a bolsa faça roadshows para falar com seus acionistas e os da Cetip antes da Assembleia Geral em que os acionistas, de ambas as empresas, precisarão aprovar a operação.

Depois disso, a transação precisará passar pelo aval do Banco Central (BC), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que pode levar até oito meses, prorrogáveis por mais três.

Leia mais:

Dólar cai mais de 2% e volta a fechar abaixo de R$ 3,60

Continua após a publicidade

Bovespa sobe 3,6% com maior aposta em impeachment de Dilma

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Publicidade