Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Balança comercial tem superávit recorde de US$ 3 bi em fevereiro

Exportações somaram 13,34 bilhões de dólares no mês passado e as importações 10,3 bilhões de dólares; dólar em alta derrubou compras no exterior

A balança comercial brasileira registrou um superávit de 3,04 bilhões de dólares em fevereiro, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta terça-feira. Esse é o melhor resultado para o mês desde 1989, segundo dados atualizados do ministério.

As vendas ao exterior somaram 13,34 bilhões de dólares, aumento de 4,6% em relação a fevereiro do ano passado. Já as importações totalizaram 10,30 bilhões de dólares, uma queda de 34,6%. A expectativa em pesquisa da agência Reuters com economistas era de saldo positivo de 2,57 bilhões de dólares para o período.

Mais do que pelo aumento das exportações, o resultado foi favorecido, sobretudo, por uma forte queda nas compras do exterior, devido à forte alta do dólar e ao cenário de recessão econômica.

O maior resultado positivo para meses de fevereiro até então havia sido registrado em 2007, quando o superávit foi de 2,9 bilhões de dólares. Em fevereiro do ano passado, o saldo ficou negativo em 2,84 bilhões de dólares. Com o resultado, o superávit acumulado nos dois primeiros meses do ano alcançou 3,96 bilhões de dólares.

Pesquisa Focus do Banco Central (BC) mostra que a expectativa de economistas é de que o Brasil tenha superávit comercial neste ano de 40 bilhões de dólares.

Os dados favoráveis acontecem em um ambiente de forte recessão econômica e com o dólar próximo a 4 reais. Mas tornam a economia menos dependente de financiamentos externos ao diminuir o déficit de transações correntes.

Leia mais:

Saiba quem são os maiores bilionários do mundo; Bill Gates segue na ponta

Com crise, Brasil perde 23 bilionários no ranking da ‘Forbes’

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League