Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Arrecadação cai 7,1% e tem pior abril desde 2010, diz Receita

Governo federal arrecadou 110,895 bilhões de reais em impostos e contribuições no mês passado, informou o Fisco nesta quinta-feira

O governo federal arrecadou 110,895 bilhões de reais em impostos e contribuições em abril, queda real de 7,1% sobre igual mês de 2015, divulgou a Receita Federal nesta quinta-feira. O desempenho para abril foi o pior desde 2010, quando havia somado 108,526 bilhões de reais, em dados corrigidos pela inflação. Em pesquisa Reuters, a projeção era de resultado de 112 bilhões de reais no mês passado.

No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, período de Nelson Barbosa à frente do Ministério da Fazenda, a arrecadação somou 423,909 bilhões de reais, com queda real de 7,91% frente ao mesmo período do ano passado. O resultado do primeiro quadrimestre também é o pior para este período desde 2010.

Com a crise econômica afetando a atividade econômica e o pagamento de impostos, a arrecadação de tributos vem registrando uma sequência de quedas. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 3,8% e a previsão do mercado é de uma retração semelhante neste ano.

Leia mais:

Desemprego sobe em todas as regiões no 1º trimestre, diz IBGE

Fiat obtém liminar e produção em Betim deve ser retomada

Desafios – À frente do Ministério da Fazenda há menos de uma semana, o ministro Henrique Meirelles assumiu o posto traçando como prioridade a readequação fiscal com corte de despesas públicas.

A retração na arrecadação é fator determinante para o desequilíbrio orçamentário. Com um rombo nas contas maior que o previsto, o governo vai pedir ao Congresso na próxima semana que permita um déficit fiscal ainda maior que o previsto hoje, de até 96,7 bilhões de reais.

Com a queda de arrecadação, Meirelles já afirmou que poderá precisar aumentar impostos neste momento, mas lembra que, no longo prazo, a intenção é reduzir a carga tributária, considerada por ele como “elevada”.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League