Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Anúncio de cortes no orçamento fica para março

Medidas de contingenciamento, inicialmente esperadas para esta sexta, devem atingir áreas consideradas essenciais pelo governo

O anúncio do contingenciamento orçamentário, que estava previsto para a sexta-feira, foi adiado para o início de março. A notícia foi confirmada nesta quinta-feira pelo Palácio do Planalto.

De acordo com fontes do Planalto, o corte de despesas que estava sendo desenhado pelo governo atingiria áreas consideradas “essenciais”. Assim, a equipe econômica e a presidente Dilma Rousseff resolveram analisar por mais tempo as contas federais para definir o contingenciamento.

O entendimento inicial era que os cortes teriam de ser publicados até esta sexta, com o decreto de programação orçamentária e financeira deste ano, que estabelece o cronograma mensal de desembolso dos órgãos, fundos e entidades do Poder Executivo. Mas técnicos do governo informaram ao Planalto que a publicação dos cortes não precisa ser conjunta e pode ser feita até 23 de março, segundo uma das fontes ouvidas pela agência Reuters.

Reforma da Previdência – Enquanto isso, o governo prepara a reforma previdenciária e novas medidas fiscais para melhorar a arrecadação, já que as contas públicas apresentam forte queda. Segundo o Planalto, a reforma previdenciária será anunciada até o início do próximo mês.

Leia mais:

A presidente é Dilma, o ministro, Barbosa – mas o discurso ainda é de Levy

(Da redação)

Member of The Internet Defense League