Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aeronáutica tem débito de R$ 1,36 bi com a Embraer

Valores estão ligados ao desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390; ações da empresa despencam nesta quinta

A Embraer tinha no final do ano passado 1,36 bilhão de reais a receber da Aeronáutica, ligados ao desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390 e à modernização da frota de caças da Força Aérea. A informação foi dada pelo vice-presidente financeiro da empresa, José Filippo, em teleconferência nesta quinta-feira.

O valor apresenta pouca mudança em relação ao fim de julho do ano passado, quando a fabricante disse que o governo federal devia cerca de 370 milhões de dólares à companhia. A Embraer anunciou nesta quinta que fechou 2015 com lucro líquido de 241,6 milhões de reais, resultado 69,7% menor que o do ano anterior.

A fabricante de aeronaves estendeu o cronograma para o KC-390 diante da redução do orçamento do governo federal para o setor em meio ao ajuste fiscal. A empresa tem previsão de certificação do cargueiro no segundo semestre de 2017 e início das entregas em 2018. “Todo o desenvolvimento segue com esse objetivo de cronograma”, afirmou Filippo.

Ao comentar o pedido de recuperação da Republic Airways, importante cliente da Embraer, na semana passada, Filippo disse que a provisão feita pela brasileira ligada à concordata da americana pode ser alterada. A Embraer provisionou 390,6 milhões de reais no quarto trimestre, valor relacionado a certas obrigações de garantia financeira. O número pode subir ou cair dependendo da evolução das negociações com a companhia.

Às 14h30, as ações da Embraer tombavam quase 11%, para 25,77 reais. O declínio contrasta com o desempenho da Bovespa, que no mesmo horário subia quase 3%.

Sobre a possibilidade de encomenda de aeronaves por parte do Irã após o fim do embargo comercial contra o país, Filippo afirmou que há algumas restrições do país que ainda não terminaram e que a empresa precisa seguir, mas que a Embraer olha o mercado iraniano com atenção. O presidente da Embraer, Frederico Curado, havia dito na semana passada que a companhia estava em discussões preliminares com o Irã sobre vendas de aviões, com foco em aviação comercial.

Leia mais:

Embraer tem lucro de R$ 241 milhões em 2015

Irã encomenda 50 aviões da Embraer

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League