Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PF inicia operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Foram cumpridos na manhã desta quinta-feira seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Paraná

A Polícia Federal iniciou na manhã desta quinta-feira a Operação Construtor, para combater uma organização criminosa envolvida com tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. O grupo atuava nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Paraná. Quarenta e cinco policiais federais cumpriram seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.

Também havia mandados para a apreensão de três veículos; sequestro de oito imóveis, quebra de sigilo fiscal de quatro pessoas físicas e jurídicas, além do bloqueio de oito contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em 2014, quando o grupo começou a trazer cocaína na fronteira Brasil/Paraguai e remetia a droga para cidades do Nordeste. O dinheiro proveniente do tráfico era lavado com a compra de veículos, apartamentos e terrenos, onde eram construídos imóveis para revenda. A instituição ainda não tem uma estimativa de quanto dinheiro foi movimentado com o crime.

Dos oito membros da organização, três estão presos em Pernambuco, no presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros. O atual líder da quadrilha, segundo a PF, mora em Fortaleza (CE) com a esposa, em nome de quem estão registrados alguns dos imóveis que serão apreendidos.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League