Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-ministro Jarbas Passarinho morre aos 96 anos

Nascido no Acre, Passarinho também exerceu o cargo de senador e foi governador do Pará

O ex-governador do Pará, ex-ministro e ex-senador Jarbas Passarinho morreu na manhã de hoje, aos 96 anos, em Brasília, em decorrência de problemas de saúde relacionados à idade avançada. O corpo será velado e enterrado na própria capital federal, ainda nesta tarde. Em nota, o governo do Pará informou que decretou luto oficial de três dias.

Nascido no município de Xapuri, interior do Acre, Jarbas Passarinho iniciou sua trajetória política no Pará e assumiu o governo do estado em 1964, indicado por Castelo Branco, primeiro presidente do regime militar. Ficou no cargo até 1966, quando se filiou à Aliança Renovadora Nacional (Arena).

No Senado, cumpriu três mandatos – o primeiro já em novembro de 1966, pela legenda da Arena. Em 1981, foi eleito presidente da Casa.

Como ministro, Jarbas Passarinho assumiu a pasta do Trabalho e Previdência Social em 1967, a convite do presidente Artur da Costa e Silva. Dois anos depois, durante o governo do general Emílio Médici, foi para o Ministério da Educação. Em 1983, voltou para a Previdência, já no mandato de João Figueiredo. Por fim, foi ministro da Justiça do governo Collor.

Concluiu seu último mandato como senador em janeiro de 1995.

(Com Agência Brasil)

Member of The Internet Defense League