Clique e assine com 88% de desconto
Fernanda Furquim - Nova Temporada Por Blog Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Morre Annette Funicello

Por didox - Atualizado em 17 nov 2016, 18h57 - Publicado em 17 nov 2016, 15h53

Annette em 1955

A mais famosa integrante do programa Mickey Mouse Club, Annette Funicello faleceu esta tarde, aos 70 anos de idade. Segundo o Variety, a família da atriz decidiu desligar os aparelhos que a mantinham viva.

Annette foi diagnosticada com esclerose múltipla em 1987, mas apenas em 1992 tornou sua doença pública. Em 2004, ela perdeu a capacidade de caminhar, e em 2009 ela já não conseguia mais falar. Segundo o Extra TV, a atriz estava em coma há algum tempo.

Annette Joanne Funicello nasceu no dia 22 de outubro de 1942, filha de imigrantes italianos. Durante parte de sua infância, Annette viveu com a família em um trailer até seu pai, um mecânico, arranjar emprego em um posto de gasolina.

Continua após a publicidade

Com nove anos de idade, Annette aprendeu a dançar, cantar e a tocar bateria. Depois de participar de concursos de beleza, fazer alguns trabalhos como modelo infantil e participar de recitais, Annette foi escolhida pelo próprio Walt Disney para integrar o elenco de um novo programa infantil, o Mickey Mouse Club, que deu início à sua carreira artística aos doze anos de idade.

Este era um programa que apresentava diversas esquetes e números de variedades, mas também introduziu quadros com situações contínuas. Entre eles, dois estrelados por Annette: Adventure in Dairyland, no qual ela e Sammy Ogg conviviam com a família McCandless em uma fazenda;  e Walt Disney Presents: Annette, no qual ela interpreta uma órfã que sai do interior para morar na cidade grande com os tios. A atriz também teve participações no segmento The Adventures of Spin & Marty.

Recebendo 185 dólares por semana, Annette se tornou rapidamente a integrante mais popular entre o público, sendo acolhida também pela mídia. Durante a produção do programa, Annette investiu em sua carreira como cantora, gravando diversos singles e álbuns.

Com o fim do programa em 1959, Annette permaneceu sob contrato da Disney que, como presente de aniversário, lhe deu uma participação especial na série Zorro, da qual ela era fã. Também produzida pelo estúdio, Zorro era estrelada por Guy Williams (falecido em 1989). Em quatro episódios, Annette interpretou uma jovem que chega à Califórnia em busca de seu pai. Acreditando que ele é um rico fazendeiro, ela descobre que ninguém ouviu falar dele. Assim, Diego/Zorro decide ajudá-la a localizar o pai.

Continua após a publicidade

Frankie Avalon e Annette nos filmes de praia da década de 1960.

Ao longo de sua carreira, a atriz também teve participação em episódios de Make Room For Daddy, A Caravana, A Lei de Burke, Hondo, O Jogo Perigoso do Amor, A Ilha da Fantasia, O Barco do Amor e Growing Pains. Ela também foi vista em Os Monkees Estão de Volta/Head, versão cinematográfica de Os Monkees, e em The All New Mickey Mouse Club, na década de 1990.

Em 1963 ela estrelou A Praia dos Amores, o primeiro de uma série de filmes conhecidos como ‘filmes da praia’, ao lado de Frankie Avalon. Os demais filmes são Quanto Mais Músculos Melhor, A Praia dos Biquínis, Folias na Praia e Como Rechear um Biquíni (este sem a presença de Avalon), todos dirigidos por William Asher (A Feiticeira).

Voltadas para o público adolescente, essas produções apresentavam a vida de jovens que frequentavam a praia. Annette era Dee Dee, namorada de Frankie. Surfando, namorando e participando de festas, eles viviam os últimos anos de liberdade antes do início da fase adulta. Constantemente eles enfrentavam uma turma de motoqueiros, liderada por Eric Von Zipper (Harvey Lembeck, falecido em 1982), que aparecia para atrapalhar a vida dos jovens.

Continua após a publicidade

Annette em 1997 (Foto: Getty)

Annette e Avalon voltariam a este universo em 1987, com o filme reunion De Volta à Praia. Os dois também atuaram juntos em Fireball 500, uma comédia de ação lançada em 1966, e em um episódio de O Jogo Perigoso do Amor. Em 1978, Annette e Avalon estrelaram Frankie and Annette: The Second Time Around piloto de um programa da NBC que não chegou a ser produzido.

Annette chegou a namorar o cantor Paul Anka, que gravou a música Puppy Love para ela. Em 1965, Annette se casou com seu agente, Jack Gilardi, com quem teve três filhos, Gina (1965), Jackie (1970) e Jason (1974). Com os filhos para cuidar, Annette se afastou da carreira, fazendo poucos trabalhos ao longo dos anos. O casal se divorciou em 1983. Em 1986, ela se casou com Glen Holt, criador e treinador de cavalos, com quem ainda estava casada.

Em 1995, três anos após tornar sua doença pública, Annette lançou sua autobiografia, A Dream Is a Wish Your Heart Makes: The Annette Funicello Story. O livro foi transformado em telefilme por John McGreevey e Peter Torokvei. Nesta produção, Annette foi interpretada por Elysa Hogg, Andrea Nemeth e Eva La Rue, em diferentes fases.

Continua após a publicidade

A atriz fundou a Annette Funicello Research Fund for Neurological Disorders e em 1999 submeteu-se a uma cirurgia no cérebro para tentar controlar os tremores físicos causados pela doença. Ainda na década de 1990, a atriz lançou uma linha de perfumes (Cello by Annette) e criou a Annette Funicello Teddy Bear Co., empresa que fabrica ursos de pelúcia colecionáveis.

Em nota divulgada à imprensa, a Disney lamenta a morte da atriz: ‘Annette foi e sempre será um membro querido da família Disney. Seu nome é sinônimo de mosqueteiro e uma verdadeira lenda Disney. Ela sempre terá um lugar em nossos corações como uma das mais brilhantes estrelas do estúdio.

Encantando uma geração de baby boomers com sua personalidade alegre e talento infinito, Annette era conhecida por sua beleza, tanto física quanto da alma. Ela enfrentou seus desafios físicos com bravura, dignidade e graça. Todos nós da Disney nos unimos à sua família, amigos e fãs no mundo todo para celebrar essa vida extraordinária’.

Cliquem nas fotos acima para ampliar.

Continua após a publicidade

Annette e Frankie Avalon em 'O Jogo Perigoso do Amor'

Publicidade