Clique e assine com 88% de desconto

Mario Vargas Llosa é eleito sócio correspondente da ABL

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 78 anos, foi escolhido nesta quinta-feira para integrar o quadro dos Sócios Correspondentes da Academia Brasileira de Letras (ABL). Vargas Llosa passa a ocupar a cadeira 12, posto que era de Fred P. Ellison, professor de língua portuguesa e literatura na Universidade do Texas, morto em 4 de […]

Por da Redação - Atualizado em 12 dez 2016, 10h25 - Publicado em 4 dez 2014, 19h33

Carlos Alvarez/Getty ImagesO escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 78 anos, foi escolhido nesta quinta-feira para integrar o quadro dos Sócios Correspondentes da Academia Brasileira de Letras (ABL). Vargas Llosa passa a ocupar a cadeira 12, posto que era de Fred P. Ellison, professor de língua portuguesa e literatura na Universidade do Texas, morto em 4 de outubro.

O quadro de sócios correspondentes é formado por 20 escritores de diversos países, escolhidos por indicação de algum membro efetivo brasileiro. Os eleitos para receber o título honorífico representam a ABL no exterior. Entre os atuais sócios correspondentes estão o moçambicano Mia Couto, o francês Didier Lamaison e o português António Braz Teixeira.

Leia também:
Ferreira Gullar é eleito para Academia Brasileira de Letras
Zuenir Ventura é eleito para Academia Brasileira de Letras
Historiador Evaldo Cabral de Mello é eleito para a ABL

Mario Vargas Llosa é escritor, jornalista e ensaísta. Formado em letras e direito pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, no Peru, obteve doutorado em filosofia e letras na Universidade Complutense de Madri, na Espanha.

Em 2010, o escritor recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, “por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual”, segundo a Academia Sueca de Ciências. Vargas Llosa também recebeu o Prêmio Rómulo Gallegos (1967) e o Prêmio Cervantes (1994).

Publicidade