Clique e assine com 88% de desconto

Livro de Clarice Lispector entra na lista dos melhores de 2015 do ‘NYT’

Por da Redação - Atualizado em 12 dez 2016, 10h24 - Publicado em 30 nov 2015, 17h13

Foto sem data Clarice Lispector, escritora.

A coletânea de contos The Complete Stories, da escritora ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector (1920-1977), entrou para a lista dos 100 livros mais notáveis de 2015, organizada pelo jornal americano The New York Times e divulgada nesta sexta-feira. A obra foi lançada em julho deste ano nos Estados Unidos. No Brasil, a Editora Rocco lançará o trabalho no ano que vem, com previsão inicial para abril. O título da versão em português ainda não foi divulgado.

LEIA TAMBÉM:
Fliporto se muda para Olinda e destaca Clarice Lispector
Clarice para adulto, para criança e para gringo ler
Biografia de Clarice pode ir ao cinema

Na lista completa, os livros, que não foram classificados em um ranking, estão divididos em duas categorias: Ficção & Poesia – na qual o livro de Clarice se encontra – e Não Ficção. No comentário justificando a escolha, a brasileira é descrita como “uma das escritoras verdadeiramente originais da literatura da América Latina”. Junto com o nome do livro está associado um link onde é possível ler uma resenha do jornalista americano Terrence Rafferty, publicada no dia 27 de julho, em razão do lançamento da obra no país. No texto, ele diz que “Há uma pitada de loucura na ficção de Clarice Lispector”, antes de colocar a escritora ao lado de nomes como o argentino Jorge Luis Borges, o mexicano Juan Rulfo e Machado de Assis.

A escolha dos títulos que integram a lista do jornal é feita pelos editores de um de seus suplementos, o The New York Times Book Review, que traz notícias e resenhas dos lançamentos literários nos Estados Unidos.

Publicidade